Healthcare Analytics – O futuro dos dados na saúde

Healthcare Analytics

Na era da Tecnologia da Informação, muitos negócios transformaram seus métodos de trabalho para se adequar à necessidade da transformação digital e eficiência.

Com a pandemia da Covid-19, a modernização do formato de acesso aos recursos de saúde passou a ser ainda mais necessária, transformando todo o setor. Desde então o Healthcare Analytics tem se popularizado dia após dia nas instituições clínicas e hospitalares.

Mas como esse emaranhado de dados e registros podem ser convertidos em informações relevantes para tomada de decisão? Quais seus impactos para o futuro de um segmento? Esse é o assunto desse blog. Continue a leitura e entenda tudo sobre a importância da digitalização dos dados na saúde.

Healthcare analytics: números que valem muito

Profissionais de big data têm sido bastante procurados nos últimos anos. Isso porque a quantidade de informações que trafega todos os dias em softwares, nuvens e na web é imensurável. Sendo assim, o mercado precisa de especialistas que consigam simplificar tudo isso.

O healthcare analytics ainda não é um termo muito conhecido em território brasileiro, mas já é ponto de debate e já foi implantado em vários países desenvolvidos.

O que é o healthcare analytics?

Trata-se de um método utilizado para tratar dados coletados na área da saúde e transformá-los em informações parametrizáveis que apoiem prognósticos e diagnósticos precisos para implementação de planos de ação efetivos na gestão da saúde.

Pense o seguinte: se todos os dados existentes em consultórios, hospitais e clínicas fossem trabalhados corretamente, a experiência dos pacientes seria muito melhor e mais satisfatória. Informações históricas e analíticas de cada indivíduo seriam utilizadas de forma mais assertiva em diagnósticos e tratamentos.

É por meio do healthcare analytics que um gestor consegue reduzir despesas desnecessárias, evitar desperdícios e tomar decisões importantes para a governança a partir de dados concretos e confiáveis.

Quando falamos de métricas na saúde, precisamos compreender suas respectivas classificações a fim de fazer uma análise com acurácia.

  • OPERACIONAIS – registros eletrônicos de consumo e financeiros
  • PESQUISA – características genéticas e de genomas
  • BIOMÉTRICOS – referentes às métricas corporais dos pacientes

Cruzar todos esses dados e reuni-los em uma plataforma é uma excelente maneira de dar o pontapé inicial a um bom planejamento de gestão em saúde.

Compreenda o passo a passo

Implantar o Healthcare Analytics em empresas é entender as etapas de todo um processo. Desde o momento de aquisição e análise, é fundamental que os gestores envolvidos acompanhem de perto o fluxo contínuo dos dados em sistema. Por isso é tão importante compreender o conceito dessa tecnologia para saber como ela pode facilitar o modo de trabalho.

O primeiro passo é identificar as fontes de coleta dos dados disponíveis, não desprezando os meios tradicionais de pesquisas, questionários e outros pontos de informação. Depois, é necessário reunir e organizar todos eles. Lembre-se que esses números não representam apenas “quantidade”, eles se transformarão em ações importantes para a gestão da informação em saúde.

Feita a organização e sistematização, chega o momento da análise. Por meio da inteligência artificial é possível aplicar modelos estatísticos e algoritmos matemáticos para converter esses números em informações mais concretas e palpáveis.

Quais são as perspectivas para o Healthcare Analytics?

O momento em que vivemos respira tecnologia, inovação e instantaneidade. Não é só a área da saúde que vem buscando esse aprofundado cada vez mais intenso nesse universo. Qualquer que seja o segmento, todos eles têm um propósito em comum: a constante busca por resultados satisfatórios.

É aí que o Data Science Analytics se torna protagonista desta transformação. Afinal, como conseguimos resultados se não analisarmos dados consistentes? Como planejamos nossas metas se não partirmos de um dimensionamento do baseline?

Por isso a inteligência artificial virou tendência em todo o mundo. Com ela, os gestores podem não só diagnosticar se há algo de errado, eles podem elaborar um plano preventivo. Isso é futuro! Assim, é mais fácil diminuir perdas, despesas e eventuais desperdícios.

Quando pensamos em resultados a curto, médio e longo prazo, pensamos também em planejamento estratégico. É ele que vai nortear todas as ações tomadas pelos gestores e colaboradores.

Onde você quer estar daqui a 1 ano? Daqui a 3 anos e daqui a 5 anos? Quais metas e objetivos têm sido traçadas para sua instituição de saúde? Já pensou quão proveitosa pode ser uma minuciosa análise de dados?

Uma tecnologia que só tem a agregar

Já que agora comentamos sobre as tendências do Healthcare Analytics, é válido ressaltar alguns benefícios dessa metodologia na sua gestão:

  • Melhorias nos serviços
  • Transformação na experiência dos beneficiários assistidos
  • Redução de despesas
  • Menos tempo perdido com processos manuais

O mais interessante disso tudo é que a partir dos dados, você consegue identificar quais pontos precisa melhorar na gestão de risco populacional. É por meio desse resultado que tudo vai evoluir.

Um setor em constante mudança e evolução gera credibilidade, atraindo investidores e bom posicionamento com o seu público estratégico.

Pense da seguinte forma: as pessoas confiarão na sua instituição de saúde porque conhecerão a sua preocupação como gestor(a) em oferecer os melhores serviços e a melhor experiência nos atendimentos.

Como é o operacional de um sistema com inteligência artificial?

A inteligência artificial na saúde é capaz de mapear variáveis e seus efeitos, aplicando ferramentas estatísticas é possível inferir as variáveis que contribuíram ou que estão relacionadas a um certo fenômeno. É possível, por exemplo, levantar o inventário de informações de toda a estrutura de um hospital. Aplicada a IA, ela passa a coletar e parametrizar os dados de produtividade dos colaboradores, equipamentos e outros indicadores relevantes.

Fatores como esse são cruciais para tomadas de decisão administrativas. Imagine que o uso de um tipo de equipamento causou efeitos adversos em alguns pacientes. Vários deles relataram diferentes sintomas. Com o Healthcare Analytics, esses dados indicarão num relatório específico as causas e efeitos e, a partir disso, será possível escolher entre alternativas ao uso do aparelho ou fazer novos testes após uma rigorosa manutenção do fornecedor.

Ah, mas se você quer saber como a inteligência artificial pode ser útil na gestão de dados do seu negócio, dá só uma olhadinha nesse artigo aqui:

>>> Como o Health Analytics pode ajudar na gestão de negócios da sua empresa

Ficou interessado(a) em conhecer mais sobre a tecnologia? Que tal fazer um teste em sua instituição de saúde? Entre em contato com um de nossos consultores e solicite uma demonstração do nosso sistema de análise de gestão populacional.

A Sun Saúde faz parte do grupo SEGASP, cuja organização já possui quase meio século atuando no mercado de seguros em todo o território nacional. Oferecemos uma consultoria completa com suporte de uma plataforma de B.I para que sua empresa contrate o melhor serviço!

Para falar com a gente, é só clicar aqui.

Até a próxima!