Vai contratar um plano de saúde para a sua empresa? Então você precisa se atentar a várias condições antes de fechar negócio. Isso porque muitas operadoras oferecem diversos produtos e serviços para integrar os benefícios aos seus colaboradores.
No entanto, nem todos são vantajosos, fato que pode causar desperdício de recursos financeiros. Por esse motivo, é fundamental fazer a escolha certa para evitar frustrações. Neste blog, separamos os principais pontos a serem avaliados na hora de contratar um plano de saúde. Boa leitura!
1- ) Cobertura: analise a rede de atendimento
Um bom plano de saúde precisa oferecer uma ampla cobertura para assegurar que os beneficiários sejam atendidos a qualquer momento.
Sendo assim, é fundamental que você como gestor, questione quais são as redes hospitalares disponíveis, clínicas, unidades de pronto atendimento, laboratórios e quantos especialistas estão inclusos no serviço.
Afinal, imprevistos com a saúde são muito comuns e em casos de urgência e emergência, é necessário contar com uma rede credenciada de qualidade para a execução do atendimento.
Entre as coberturas mais conhecidas estão:
- Hospitalar com ou sem obstetrícia;
- Ambulatorial
- Odontológica (apenas serviços odontológicos)
Uma dica importante é consultar as informações presentes no site da ANS. Ele disponibiliza quais tratamentos e exames precisam ser cobertos obrigatoriamente pelos convênios médicos.
2- ) Abrangência: nacional x regional
Aqui talvez esteja um dos pontos mais complexos a serem considerados antes de fechar um contrato de plano de saúde. No caso da abrangência nacional, o beneficiário tem direito a ser atendido em todo o país, independente de onde ele estiver no momento.
Por sua vez, a abrangência regional só permite o atendimento na região em que o contratante escolhe. Ela acaba tendo um custo-benefício melhor, no entanto não atende com eficácia empresas que possuem colaboradores que viajam com frequência em virtude do trabalho.
Portanto, gestores precisam entender qual é o cenário mais adequado para escolher entre um plano de saúde com abrangência nacional ou regional.
3-) Reputação da operadora de serviço
Oferecer convênios médicos qualquer empresa pode oferecer. Mas qual é a reputação da operadora? Busque entender se empresas atendidas estão satisfeitas com o plano.
Outra forma de verificar se a operadora escolhida possui boa avaliação, é olhando na plataforma da ANS. Lá, todas as instituições possuem notas de acordo com a qualidade e atendimento dos seus serviços.
4- ) Período de carência: o plano pode ser usado a partir de quanto tempo?
A carência também é outro fator imprescindível a ser considerado. Dependendo do contrato, o período vai variar de acordo com cada modalidade de serviço oferecido. Em alguns casos o limite estipulado pela operadora fica assim:
- 24 horas para urgência e emergência
- 180 dias para internações e cirurgias
- 24 meses para lesões preexistentes
- 300 dias para obstetrícia (quando houver cobertura)
Na maior parte dos casos, o período para planos empresariais acaba sendo reduzido. Essa é uma forma de captar mais clientes interessados em fechar negócio.
5-) Condições contratuais: LEIA O CONTRATO COM CALMA!
Por último e não menos importante, é preciso atentar-se a cada cláusula estabelecida no contrato para evitar quaisquer problemas depois de determinado tempo de assinatura.
Exija também uma cópia do documento assinado por ambas as partes. É importante também que a rede credenciada esteja atualizada e impressa no contrato.
Além de verificar a descrição e detalhes de todos esses pontos citados no texto, confira também as taxas e períodos de reajuste do plano, assim, você não é pego de surpresa com a notificação de readequação de preços.
Em geral, o reajuste acontece de acordo com a faixa etária, sinistralidade e também obedecendo ao teto estabelecido pela ANS. Fique de olho nos valores das mensalidades.
Por que contar com uma consultoria na hora de contratar um plano de saúde?
Você já parou para pensar que sua empresa pode estar perdendo dinheiro ao contratar planos de saúde inadequados aos seus colaboradores?
Na maioria das vezes, por falta de experiência suficiente na área, gestores não conseguem identificar um benefício desvantajoso para o seu negócio. É nesse momento que uma consultoria qualificada e especializada em gestão de dados como a Sun Saúde passa a atuar.
Com ampla experiência no mercado, nós atendemos pequenas, médias e grandes empresas, fazendo o direcionamento correto da administração de benefícios.
Ao avaliar as principais necessidades de cada colaborador, bem como as condições e objetivos da sua organização, nossa equipe busca os planos de saúde e odontológicos mais indicados do mercado de acordo com o que VOCÊ PRECISA. É prático como tem que ser.
Escolha o melhor para a sua empresa. Conte com a Sun Saúde. Nós cuidamos dos seus benefícios para que você possa cuidar do seu negócio. Chega de desperdiçar tempo e dinheiro.
Garanta que o convênio médico seja o melhor investimento feito por você para os seus colaboradores. Fale já com um de nossos corretores e saiba como contratar nossa consultoria.