Se você é Microempreendedor Individual (MEI), e ainda tem dúvidas sobre contratar um plano de saúde, saiba que a aquisição desse serviço é muito necessária e vantajosa.
Quem opta por trabalhar de maneira autônoma tem flexibilidade de horário, mas também precisa avaliar os custos e despesas fixas envolvendo as mensalidades. Um plano de saúde para MEI é indispensável para quem preza por tranquilidade e facilidade no dia a dia.
Reunimos nesse texto algumas vantagens do serviço para microempreendedores, além de algumas dicas de como economizar na hora da contratação.
Como funciona o Plano de Saúde para MEI?
Trata-se de uma modalidade específica voltada aos Microempreendedores Individuais. Antes de 2018 não era possível adquirí-la, mas a Agência Nacional da Saúde Suplementar (ANS) determinou que trabalhadores dessa categoria pudessem contratar e usufruir de assistência médica particular.
O plano de saúde para MEI funciona da mesma forma que um plano empresarial comum e deve oferecer os mesmos serviços e benefícios da operadora selecionada pelo cliente.
E o mais vantajoso é que os valores chegam a ser 35% menores que os convênios individuais.
Por que devo contratar um Plano de Saúde para MEI?
Conforme mencionamos anteriormente, essa modalidade acaba saindo muito mais em conta quando comparado aos planos de saúde contratados por pessoas físicas. Além disso, o contratante consegue adicionar familiares e ampliar o serviço para cônjuge e filho. Outro ponto importante é saber que uma assistência médica por convênio permite atendimento em uma ampla rede de especialistas, além de garantir um custo menor em procedimentos e exames específicos.
Entretanto, são as operadoras as responsáveis por definir as normas que implicam na adesão dos dependentes ao plano.
O empreendedor também pode determinar a abrangência, cobertura e taxa de coparticipação conforme sua necessidade. Vale ponderar quanto poderá ser desembolsado por esse serviço.
Antes de decidir contratar qualquer serviço, é imprescindível uma minuciosa avaliação dos valores, coberturas e condições da operadora fornecedora do convênio médico. Isso porque essas cláusulas passarão a ter validade imediatamente após a assinatura do plano.
Ao ter um plano de saúde para MEI, você contará com as seguintes vantagens:
- Economia nas despesas médicas
- Amplo atendimento em diversas unidades particulares
- Assistência especializada
- Exames, consultas e procedimentos com agilidade
É fundamental verificar todos os detalhes antes de fechar o negócio: carência, locais de atendimento, taxas e coparticipação são um dos principais pontos a serem levados em consideração.
Quais são as condições necessárias para a contratação do Plano de Saúde para MEI?
É um Microempreendedor Individual e tem interesse em fazer a contratação de convênio? Saiba que existem algumas regras a serem cumpridas para estar apto à adesão. Uma dessas exigências é possuir um CNPJ ativo por pelo menos seis meses. Nesse caso, a atividade como pessoa jurídica se enquadra num critério a ser avaliado pelas operadoras de planos de saúde. Por ser mais econômico, muitas pessoas podem abrir uma MEI apenas para “usufruir” dos benefícios do plano, mas sem necessariamente estarem ativas como CNPJ.
Após diversos casos desse tipo registrados em operadoras, o governo federal determinou que o empreendedor precisa apresentar um documento comprovando a abertura da empresa pelo menos SEIS meses antes de solicitar o plano de saúde para MEI.
Por isso, compreenda todas as questões envolvidas na hora de aderir ao serviço: atendimento, reputação da operadora e é claro, condições financeiras!
Entenda as diferenças mais comuns entre os planos
Uma das principais diferenças a serem esclarecidas no momento da escolha de um convênio médico são as modalidades com coparticipação e sem coparticipação. A primeira delas se refere a um desconto em folha de pagamento, ou seja, o colaborador paga uma parte do valor da consulta e do exame.
Já o plano sem coparticipação não possui nenhuma taxa a ser cobrada independente do uso para consultas, exames e outros procedimentos. O único valor a ser pago é a própria mensalidade acordada em contrato.
A carência é o termo referente ao tempo a ser aguardado pelo contratante para utilizar o serviço. No caso dos Microempreendedores Individuais o tempo de carência pode ou não ser reduzido de acordo com o acordo feito entre o empresário e a operadora.
Esse critério é sempre definido pelas fornecedoras do convênio e o prazo da utilização do plano deve ser consultado diretamente com a corretora de seguros.
É necessário ter um corretor de seguros para adquirir um plano de saúde para MEI?
É normal que surjam algumas dúvidas durante o processo de contratação, entre elas, pode surgir o questionamento sobre a necessidade de possuir um corretor de seguros intermediando o fluxo.
A resposta é SIM! Todas as operadoras de convênios médicos atuam por meio de corretoras que sejam devidamente credenciadas pela Superintendência de Seguros Privados. Por se tratar de uma contratação a nível empresarial é importante contar com esse intermédio para tirar a limpo todas as questões contratuais envolvidas na adesão do plano.
Dicas indispensáveis para escolher um bom plano
Decidiu mesmo pela contratação de um plano de saúde para MEI? Então pega o bloquinho e a caneta para anotar algumas dicas importantíssimas no processo de escolha.
- Confira a reputação e os serviços oferecidos pela operadora. Busque indicações, pesquise na internet e verifique se não há reclamações sérias sobre atendimento e questões contratuais.
- Conheça a rede credenciada e veja se o plano faz a cobertura em hospitais, clínicas e consultórios médicos de excelência e qualidade.
- Saiba tudo sobre as cláusulas de contrato estabelecidas no momento da assinatura. Como marcar uma consulta pelo convênio? Precisa de alguma autorização?
- Leia o documento antes de assinar e tire todas as dúvidas com um corretor qualificado.
Por que contar com a SUN Saúde na hora de fazer a cotação do plano para MEI?
A SUN Saúde oferece um atendimento consultivo para micro, pequenas, médias e grande empresas que precisam contratar convênios médicos. Todo o fluxo de estudo é feito a partir do Health Analytics.
Por meio de uma detalhada análise de mercado, comparação de preços e avaliação dos dados das organizações, a equipe indica o melhor tipo de plano a ser contratado de acordo com a necessidade identificada.
Ao contar com essa consultoria, você economiza muito mais, visto que terá uma assessoria especializada em gestão de benefícios empresariais. Nós buscamos compreender quais são os desafios dos gestores de empresas e de seus colaboradores no que tange à busca de benefícios como convênios médicos.
Depois de uma análise completa e pesquisas entre diferentes operadoras de planos de saúde, a equipe apresentará diferentes soluções mais indicadas de acordo com o custo-benefício dos serviços.
Ainda tem dúvidas das vantagens e benefícios oferecidos pela SUN Saúde?
Que tal poder contar com uma consultoria e garantir mais segurança na hora de escolher o seu plano de saúde para MEI? Fale com um de nossos especialistas e saiba mais.